MSX Expert Plus: Ajuste de cores

Eu tinha um MSX Expert Plus que era um verdadeiro “iô-iô” na minha vida, ficou indo e voltando para mim por quase 8 anos. Ganhei dois deles de um rapaz que sabia que eu gostava de micros antigos, um deles eu coloquei em um gabinete de PC e fiz um monte de mods (era um DD Plus), o outro mantive original (um Expert plus).

Vendi eles algum tempo depois, ficaram então alguns anos guardados no armário de meu amigo, e depois voltaram em minhas mãos como doação para a Casa dos Nerds. O DD Plus dentro do gabinete já estava cansado e as peças se soltaram, não fui muito adiante e cometi o sacrilégio de jogá-lo fora (me arrependi tanto depois). Já o que mantive original estava bonitão, coloquei uma controladora e um drive de 3 1/2, peguei um monte de jogos para MSX 1 e deixei a deleite dos jogadores da CdN na época.

Quando fechei a empresa dei este Expert Plus para minha prima pois era um micro que fez parte da infância dela. Meses depois quando reativei este site, tomei um litro de óleo de peroba e perguntei para ela se estava usando o MSX. Para minha alegria o aparelho sequer tinha saído da cidade, ficando muito bem guardado em uma caixa na casa de meus tios (Obrigado, Ila!). Fiquei meio com vergonha ao pedir o micro de volta, mas depois minha prima disse que quando queria matar a saudade jogava no MSX Turbo R do Ricardo, então a vergonha passou na hora… Na verdade o sentimento foi substituído por uma forte inveja 😉

Liguei a criança aqui, mas a imagem apareceu preto e branco. Achei estranho, pois fui testar em outras televisões e pegou colorido, então pensei “será que são os capacitores do micro ou alguma incompatibilidade com a TV que eu queria usar”?

Procurando na internet descobri que a placa analógica do Expert pode fazer isso, então e lá vou eu colocar a mão na massa.

Abrir o MSX Expert não exige destreza alguma, basta seguir os parafusos e prestar um pouco de atenção para voltá-los no lugar ao fechar. A placa merece ser tratada com carinho já que ela não está mais na flor da idade.

Infelizmente este é um Expert Plus, então não fui agraciado com a maravilhosa visão de uma placa cheia de circuitos integrados, apenas alguns poucos CIs e aquele “chipão” tão criticado do MSX Engine. É frustrante ver uma placa tão “pelada”.

Tirei a placa principal, limpei tudo por dentro, coloquei uma borracha por baixo dela para poder deixá-la encostada de lado no metal do gabinete, e liguei os conectores principais de forma que eu pudesse regular a placa analógica e ajustar as cores.

Conforme a foto acima, com o MSX DESLIGADO girei a peça, depois liguei-o, usei alguma imagem colorida (no meu caso o comando COLOR 15,4,4 para deixar a imagem azul), depois desliguei e ajustei a peça novamente. Repeti o procedimento até que as cores estabilizaram.

Não feche o MSX até ter certeza de que as cores estão estáveis, pois aconteceu aqui de eu fechar, jogar um pouco e alguns jogos ficarem preto e branco e depois voltarem a ficar colorido. Então teste bem para não ter que fazer o trabalho duas vezes.

Agora com tudo bem testado, fechei e organizei as coisas. Coloquei o jogo “Malaika”, e está tudo bem vivo e colorido.

Repare que gosto de som retrô, meu subwoofer reproduz um som legal com o humilde PSG do MSX. Quando eu puder expandi-lo com uma FM PAC ou MSX Audio aí a casa vai cair.

A TV paraguaia que uso faz um ótimo trabalho, ficando com uma imagem nítida e agradável (a faixa na tela é devido a diferença de frequência com a câmera fotográfica, na imagem real isso não aparece). A conservação impecável da pequena TV é resultado do carinho que meu falecido tio César tinha pelas coisas. Quem chega em casa sempre me pergunta “quer vender”? Não, ela não tem preço.

Se alguém quiser conferir as fotos em definição mais alta, basta entrar em meu álbum do Expert Plus no Picasa.

6 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Boa noite.
    Bom, andei dando uma “passeada” pelo seu site e achei demais, muito rico em conteúdo.
    Não me considero um nerd como você, mas tenho uma paixão por games. Sou recente colecionador, compro muita coisa em minhas peregrinações por brechós, bazares de igreja, “feiras do rolo” e até mesmo ferros velhos.
    Ontem em um brechó encontrei um MSX Plus Expert da Gradiente. O dono me fez por 50 reais, achei um preço bom, porém, não tem nada. Nenhum cabo e nem teclado.
    Ainda não o liguei, não sei se funciona se quer. Pretendo abri-lo e dar uma boa limpada este nele neste feriado. Porém, sem o teclado acredito que não há o que fazer.
    Não tenho nenhum cartcuho para testa-lo, saberia me dizer se com cartucho eu consigo ligar e jogar diretamente sem precisar usar o teclado para “acessar” o jogo? Porque no ML eu encontrei joysticks dele pra vender, mas não o teclado. Então, se o MSX com o cartucho inserido ligar diretamente para mim teria grande valor, já que me interesso pela parte de games dele.
    Novamente parabéns pelo site e obrigado desde já!

    1. A grande maioria dos jogos funciona com joystick sim, mas tem alguns que pedem para pressionar F1 a F4 para escolher o modo de jogo (são mais raros) logo na entrada. Tirando este empecilho, sem o teclado dá pra usá-lo praticamente como um videogame em 95% dos jogos de cartucho.

  2. Olá Mauro,

    Tenho um MSX deste e liga com a tela branca, logo após um tempo ligado, alterna com faixas pretas verticais.
    Você saberia me dizer o que pode ser?
    Troquei os capacitores ( todos ) e permanece com mesmo problema.
    Me falaram pra trocar o cristal oscilador, mas não creio que seja isso.
    Já testei continuidade dos fios e aparentemente ta ok.

    Se puder me dar uma dica, agradeço desde já e adorei sua historia com o MSX!!!

    1. Troque as memórias de vídeo. Se não der, troque os 64Kb de memória RAM.

  3. Tenho um expert plus doado por um amigo. Consegui fazer ele utilizar um drive de 1.44 e rodar meus jogos preferidos.
    Entretanto eu liguei num monitor de carro LCD e a imagem fica preto e branco. Vou tentar essa sua dica e posto os resultados.
    Mas o que eu estranhei é que na minha tv de plasma a imagem fica colorida sem problemas. pelo cabo RCA(amarelo)

  4. Mauro sua dica deu certo. Estou usando uma tv lcd e foi só ajustar ali mesmo. Valeu!

  1. […] Pois bem, é conhecido que essa ausência de cores é resultado de uma falta de regulagem na placa analógica do Expert, conforme citado nesse post aqui do site Casa dos Nerds. […]

Deixe uma resposta