«

»

dez 15 2013

Mega Everdrive: o sonho de consumo de todo fã da SEGA

Irei inaugurar o primeiro artigo da Casa dos Nerds sobre videogames falando especificamente sobre o sonho dos seguidores da SEGA no auge da “era Mega Drive”: ter todos os jogos preferidos à sua disposição.  Este era o sonho, mas a grande pergunta era: –“Como conseguir esta proeza sem precisar vender o próprio rim?”

Mega1-360x300

Parte desta pergunta foi respondida por meio de emulação, que surgiu para preencher o grande vazio deixado no coração dos entusiastas. Mas, por melhor que fosse esta emulação, ainda há os que preferem a experiência no hardware original, afinal, nada é capaz de substituir a imagem, som e controle de um videogame real.

Para aproximar o saudosista da experiência real foram criados os flashcards, que são cartuchos capazes de serem regravados e utilizados diretamente no próprio videogame. Há alguns anos atrás eles eram equipamentos lentos, com uma série de incompatibilidades e até mesmo com vida útil duvidosa.

Esta avaliação pretende mostrar o quanto a nova geração de flashcards evoluiu, e no caso da realidade atual do Mega Drive, até que ponto compensa o investimento.

 

Qual escolher?

Existem diversos flashcards para quase todos os videogames de cartucho que já foram lançados. Alguns destes flashcards podem ser considerados decepcionantes, outros até razoáveis, e alguns chegam quase a perfeição. Infelizmente, quanto melhor a experiência oferecida por eles, maior será o seu preço.

Para o Mega Drive só posso recomendar dois tipos de flashcards, que são desenvolvidos pela mesma pessoa, o ucraniano conhecido como Krikzz.

 

Everdrive MD

O que foi lançado primeiro e se firmou no mercado é o conhecido Everdrive MD, que recebeu algumas atualizações de hardware conforme o tempo e atualmente se encontra na versão 3, oferecendo os seguintes recursos:

  • Compatível com 99% dos jogos
  • Compatível com jogos de Master System
  • Compatível como jogos de 32x
  • Função para carregamento de BIOS para CD (SEGA CD / MEGA CD)
  • MegaKey incorporado via hardware
  • Tamanho máximo para carregar ROM de até 7 Mbytes
  • Retorna ao menu após o reset
  • Alta compatibilidade com consoles clones
  • Backup automático da SRAM no cartão SD
  • Suporta cartão SD/MMC até 32 GB
  • Utiliza sistema de arquivos FAT16 ou FAT32
  • Suporte a códigos do GameGenie
  • Menu de fácil utilização

EDMD1-360x300_DSC0061-360x300

É válido ressaltar que em relação às versões anteriores, a revisão 3 do Everdrive MD, além de apresentar maior compatibilidade geral e recursos extras, tem como principal novidade o fato do firmware ser carregado do cartão SD a cada boot, oferecendo segurança plena na atualizações, o que nas versões anteriores eram atualizadas em memória flash, portanto, se qualquer erro acontecesse neste processo, o cartucho poderia “brickar” e precisaria ser restaurado via JTAG.

 

Mega Everdrive

Lançado posteriormente, e considerado até o momento como “a cereja do bolo” para quem tem um Mega Drive, o Mega Everdrive representa o próximo passo de evolução. Ele possui (quase) todos os recursos do Everdrive MD, e destaco os seguintes extras:

  • Memória interna SDRAM de 16 MBytes
  • Tamanho máximo para carregar ROM de até 10 MBytes
  • Slots para cartão SD e micro SD
  • Carregamento instantâneo (de 1 a 2 segundos)
  • Reprodução de arquivos WAV, GYM e TFC
  • Porta USB para desenvolvimento (homebrew) e recursos futuros
  • Menu no meio do jogo, permitindo voltar ao menu principal
  • Gravação e carregamento de snapshots (conhecido como save states nos emuladores)
  • Pode funcionar como RAM para o SEGA CD

Existem algumas diferenças marcantes entre o Everdrive MD, que à primeira vista pode parecer bobagem. O Mega Everdrive é capaz de carregar até 10 MBytes, isto é, ele roda jogos de até 80 Mbits, sendo o único flashcard que executa o famoso RPG Pier Solar e o surpreendente hack Mortal Kombat Trilogy, que inclui todos os personagens de todas as versões 2D do MK.

Mega-360x300Mega-back-360x300

Outra qualidade que chama a atenção, principalmente para aqueles usuários inquietos que trocam de jogo toda hora ou estão numa sessão de testes até encontrar o título que o agrade, o Mega Everdrive carrega o jogo quase que instantaneamente pois tudo é armazenado em SDRAM, ao contrário do Everdrive MD e outros flashcards, que usam memória flash e podem levar de 10 a 30 segundos para carregar um título.

O que é considerado por muitos como o recurso mais interessante é a capacidade de save states, recurso este famoso nos emuladores, sendo possível gravar e carregar o progresso em qualquer ponto. Mas nem tudo é perfeito, existem alguns títulos que são incompatíveis com este recurso ou apresentam falhas na música ou gráficos ao carregar o snapshot posteriormente. Dos testes que efetuei, creio que cerca de 80% dos jogos se comportaram bem, o que para mim foi mais do que satisfatório, me poupando a sanidade nas mais de 100 fases e 1850 estágios de Kid Chameleon, por exemplo.

Consultando o fórum e o próprio desenvolvedor, ele explicou que o motivo dos snapshots nem sempre funcionarem perfeitamente é que somente a região de memória e interrupções do CPU 68000 é salvo, e tudo o que estiver gravado na RAM do processador de som e do CPU Z80 é descartado. Por este motivo é recomendado que o progresso seja salvo bem no final da fase, assim provavelmente a música e estado do Z80 é restaurado na entrada da nova fase, o que provou ser verdadeiro na maioria de meus testes e resolveu boa parte dos casos de jogos que antes pareceram ser incompatíveis com o recurso.

E por fim, uma novidade que é bem vinda aos entusiastas é o circuito integrado utilizado no Mega Everdrive, se tratando de um Altera Cyclone II, com poder de processamento de sobra para oferecer novos recursos em atualizações futuras. Quem sabe a emulação do FM para Master System? (é o que o pessoal tem pedido nos fóruns)

 

Ahhh estes chineses…

Procurando no eBay e outros lugares, fui ludibriado pela oferta vasta de um suposto Everdrive MD original (o mesmo da foto abaixo). Comprei um a preço de banana (US$ 22.00) com frete grátis e esperei quase um mês pela chegada.

everdrive-flashcart-mega-drive-genesis-32x-e-master-system-3938-MLB4880402520_082013-O everdrive-flashcart-mega-drive-genesis-32x-e-master-system-3921-MLB4880387566_082013-O

Funcionou bem em um primeiro momento, se comportando como a primeira versão do Everdrive MD, carregando os jogos lentamente e não rodando alguns títulos, mas era suficiente.

A surpresa aconteceu quando inocentemente tentei atualizar o firmware e fiquei com uma belíssima tela preta de presente. Somente depois é que fui procurar informações e achei alguns casos de pessoas que compraram este mesmo flashcard e descobriram que o desenvolvedor soltou uma atualização sem mencionar nenhum recurso extra ou correção. E foi exatamente esta atualização que acabou com a brincadeira de muita gente, pois esta placa se trata de um produto pirata, simples assim.

Talvez uma regravação via JTAG possa resolver o caso, mas nem segui adiante, fiquei com tanta raiva que investi em uma placa do Mega Everdrive original e usei o case desta cópia barata.

[error]

Em todo caso, vale o aviso: muito cuidado com os flashcards e veja bem de quem você está comprando, o barato pode sair caro.

[/error]

 

Utilização do Mega Everdrive

A utilização deste cartucho flash é bem simples, quase auto explicativa.

Primeiramente, você deve escolher se irá trabalhar com cartão SD ou micro SD. Apesar do cartucho ter as duas entradas, elas não podem ser utilizadas simultaneamente. A velocidade não me pareceu influenciar muito no carregamento dos jogos, apenas ao salvar a SRAM e snapshots.

Recomenda-se formatar o cartão SD no padrão FAT32 e colocar os jogos em pastas separadas por letras ou outras formas, de modo a não sobrecarregar cada diretório com mais de 500 arquivos. No meu caso preferi colocar uma letra inicial para cada diretório, e separar os homebrews, demos, hacks etc.

Na raiz do cartão deixei os diretórios para os jogos do Mega Drive (GENESIS), Master System (SMS) e o diretório padrão que deve existir sempre, chamado MEGA, onde consta o firmware, snapshots e configurações do sistema.

No meu caso, esta é a primeira tela ao ligar o console com o Mega Everdrive:

1_entrada

Ao pressionar o botão A você entra nos diretórios, ou se selecionar o um arquivo de jogo, ele irá carregá-lo.  Para se mover nas listas basta pressionar para esquerda ou direita para avançar as páginas, e para cima ou para baixo para alterar a seleção.

2_diretorios3_lista

O botão B volta um diretório, e ao pressionar o botão C é exibido um menu principal:

4_main_menu

Os seguintes submenus estão disponíveis:

  • Options: Oferece as seguintes configurações:
    • Game Region: Altera a região do jogo, forçando para MULTI, JAP NTSC, JAP PAL, US NTSC e EU PAL.
    • Megakey State: Liga o megakey, que força a região do console.
    • In-game menu: Liga o menu de save state no meio do jogo.
    • Mapper: Altera o mapeamento do carregamento para MD (Mega Drive), SSF (Super Street Fighter), CD (BIOS do SEGA CD), SMS (Master System), MD 10M (jogo de Mega Drive com 80 Mbits), 32X e OS (atualização do firmware). Nunca precisei mexer nisso, tudo sempre foi executado automaticamente.
    • Reset to Game: Se deixar ligado, ao pressionar o reset o console volta ao jogo, caso contrário volta para o menu do Mega Everdrive. Isso é importante em jogos como X-Men 2.

5_options

  • Cheats: Oferece tela para inserir códigos de Gamegenie e Action Replay

6_game_genie

  • Run CD: Executa BIOS de SEGA CD, utilizado normalmente para carregar jogos de outras regiões.
  • System Info: Exibe as informações do sistema.

7_sys_information

  • About: Exibe créditos e pequeno texto de ajuda.

8_about

Ao pressionar START o último jogo carregado será executado. Esta configuração é mantida mesmo após desligar o console.

Quando entrar no jogo, se a opção In-game Menu estiver habilitada, basta pressionar para baixo e Start simultaneamente para aparecer a seguinte tela:

9_ingame_menu

Ao pressionar o botão A é selecionado a opção desejada, que neste caso é salvar e carregar o estado, ou voltar ao menu de jogos. Se pressionar B você volta ao jogo em si.

É importante mencionar que em alguns jogos este menu não aparece em certas partes, talvez porque esteja ocorrendo algum tipo de bank switching ou o sistema detecte que aquele momento não é apropriado para salvar. Em outros jogos, o menu simplesmente não aparece em momento algum, mas isso é raro.

 

Aviso importante

No Mega Everdrive, é importantíssimo saber como funciona o esquema de gravação de SRAM e snapshots.

Para quem não se lembra ou não conhece, na época, jogos muito grandes (principalmente os RPGs) costumavam oferecer pontos de salvamento para continuar a aventura posteriormente, e o recurso era provido por uma memória SRAM que era mantida por uma bateria.

O Mega Everdrive simula este recurso e guarda os dados no cartão SD, mas para que isso aconteça, você NÃO DEVE DESLIGAR O CONSOLE após salvar o jogo, você deve apertar o botão de RESET ou sair por meio do In-game menu. Isso acontece pois as informações são transferidas para o cartão SD somente após a saída do jogo, quando o sistema operacional do cartucho estiver ativo, e a operação em si não dura nem 2 segundos.

Todo este procedimento também vale para os snapshots, portanto, se você salvar o jogo em qualquer ponto e desligar o console logo após, NADA SERÁ SALVO.

[notice]

Repetindo: NUNCA DESLIGUE O CONSOLE APÓS EFETUAR UM SNAPSHOT OU SALVAR UM RPG PELO MENU DO JOGO. SEMPRE USE O RESET E ESPERE O CARTUCHO GRAVAR OS DADOS NO CARTÃO SD, somente após concluir o processo você poderá desligar seu videogame. Se não fizer isso, seu snapshot ou save game NÃO SERÁ GRAVADO![/notice]

Por incrível que pareça, o Everdrive MD leva vantagem neste sentido, pois utiliza uma bateria e salva imediatamente o conteúdo para uma SRAM de verdade, igual ao processo que os cartuchos faziam antigamente, mas com a diferença de que assim que possível ele salva o conteúdo para o cartão SD, eliminando o risco de desligar o console sem querer e perder o save. Este é o recurso referido como “backup automático de SRAM”.

Provavelmente o Everdrive MD em sua terceira versão é uma revisão mais recente do que o Mega Everdrive vendido atualmente, mas tenho certeza que não deverá demorar e aparecerá uma nova revisão do Mega Everdrive com o mesmo recurso, e talvez até com mais melhorias. No decorrer dos anos se tornou comum o Krikzz lançar revisões de suas placas, mas isso não desmerece as versões anteriores, pelo contrário, muita gente espera isso acontecer para aproveitar preços promocionais e “queima de estoque” de versões anteriores nos fornecedores oficiais.

 

Master System

mastersystem

No caso da execução dos jogos de Master System, o menu no meio do jogo não aparece de forma alguma, pois como mencionado anteriormente, o save state é um recurso específico para o CPU 68000, portanto, só pode ser executado em jogos de Mega Drive.

Outro detalhe a ser mencionado é que todos os jogos de Master System estão sujeitos as mesmas limitações como se estivessem utilizando o adaptador original da SEGA, isto é, há títulos que são compatíveis somente com controles de Master System, caso do Alien Syndrome, por exemplo.

A pistola funciona normalmente e o pause deve ser acionado pelo botão presente no próprio cartucho, sendo esta uma limitação da máquina, não do flashcard em si.

Infelizmente a utilização do óculos 3D fica de fora, pois não há nenhum encaixe presente no cartucho.

A comunidade de usuários do Mega Everdrive espera ansiosamente pelo recurso de emulação do chip FM do SEGA Mark III ou até mesmo implementação dos modos do VDP do SG-1000/3000, mas o desenvolvedor sequer mencionou isso e até agora tudo não passa de especulações nos fóruns. A verdade é que o Cyclone II presente no cartucho tem poder de sobra para isso, mas aí vai depender mesmo do Krikzz.

 

Conclusão

Que o Mega Everdrive é a solução definitiva para o Mega Drive, isso é um fato indiscutível, mas se por acaso você encontrar o Everdrive MD por um bom preço, desde que seja a versão 3 (pela segurança do firmware), e não se importar com a falta de alguns recursos, ele também é um flashcard que cumpre muito bem o seu papel.

Para você que é fã da SEGA e já possui ou pretende comprar um Mega Drive, considero este acessório indispensável. Além de lhe poupar um belo investimento em cartuchos, você também poupará o slot do console, podendo deixar o flashcard conectado permanentemente sem precisar assoprar as fitas de vez em quando 😉

[important]

Atualização: O Krikzz incluiu esta avaliação nos links oficiais do Mega Everdrive e Everdrive MD. Obrigado, Krikzz![/important]

61 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Everton Gomes

    Perfeito! Mais uma excelente reportagem do grande Mauro Xavier!

    1. Mauro Xavier

      Obrigado! 😉

  2. Leonardo

    Ótimo review, mas só uma correção o Everdrive MD (V3) saiu bem depois do Mega Everdrive. So não sei dizer o motivo do Everdrive MD ter apenas 7 megas, talvez sejam suplicas do pessoal do Pier Solar… realmente fiquei na duvida em qual comprar, já que o Krikzz fala que no v3 foram substituídos os resistores em prol de um CI regulador que de acordo com ele gera interferências no som, e eu tinha vontade de jogar este RPG tão falado.

    1. Mauro Xavier

      O Everdrive MD por si só, saiu bem antes do Mega Everdrive. A versão 3 do Everdrive MD é que saiu depois, adicionando a bateria dos saves para não obrigar o usuário a dar o reset no console, o qual tenho certeza que em uma outra versão do Mega Everdrive, este recurso deverá ser incluído também.

      A limitação de RAM do Everdrive MD provavelmente está relacionado ao circuito integrado utilizado que coordena as operações, por exemplo, o Mega Everdrive tem 16 Mb disponível, mas apenas 10 Mb podem ser utilizado para os jogos, pois o resto fica a encargo do sistema operacional e recursos adicionais.

  3. Arthur Heller Duarte

    Antes de mais nada parabéns pela reportagem Mauro,excelente! Em segundo lugar poderia me dizer onde achou o everdrive “xingling” por $22 dolares?

    Achei a oferta bem tentadora.

    Obrigado e um abraço!

    1. Mauro Xavier

      Achei no eBay mesmo, e curiosamente, mesmo depois do vendedor ter vendido com sucesso mais de 100 unidades, não consigo sequer acessar a conta dele… Estranho.

      Mas procurando um pouco, achei exatamente o mesmo cartucho, com a mesma placa, mas o preço não é o mesmo:
      http://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-2013-New-arrival-SEGA-GENESIS-MEGA-DRIVER-md-flash-card-European-cart-shell-Hot/973282081.html

      1. Arthur Heller Duarte

        Tinha comprado na aliexpress mesmo,e por esse preço. Uma pena não ter mais no ebay,mas continuarei olhando,quem sabe não dou sorte depois?

        Um abraço!

  4. jonas

    Sensacional ! sério mesmo … realmente é o sonho de todo que gosta de retro games ! parabéns !

  5. Edson

    Exelente tutorial parabéns, mas tenho uma duvida desse link que você passou ele já é versão 3 e se não for é só não atualizar que não tem problema certo?e ele roda todos os jogos de mega drive e tipo eu posso gravar saves de varios jogos ou somente um por vez e outra coisa os jogos de master system rodam bem? se puder responder ficarei grato e mais uma vez excelente trabalho muito obrigado.

    1. Mauro Xavier

      A versão é referente a revisão do hardware, portanto, se você comprar uma revisão anterior, não é possível atualizá-la com o último firmware disponível. Se você acabar comprando um Everdrive MD de fonte desconhecida, tome cuidado, não o atualize de jeito nenhum, caso contrário pode correr o risco de ganhar uma bela preta e “brickar” teu flashcard. Com o Mega Everdrive você não corre este risco, pois além de ainda não ter sido clonado (o que garante que o produto é original), o firmware roda a cada boot pelo próprio cartão SD, não sendo “flasheado”.

      Você pode gravar saves de quantos jogos desejar, o limite é o espaço do cartão SD, o que não deverá ser problema algum, já que cada save ocupa um espaço bem pequeno.

      Quanto aos jogos de Master System, ele se comporta exatamente como se você conectasse o Power Base no Mega Drive usando cartuchos de Master System. Não tive nenhum problema de incompatibilidade, salvo alguns jogos que rodam mesmo só com os controles do Master System, algo que é normal e reconhecido pela SEGA, não é uma limitação do Mega Everdrive ou Everdrive MD. A pistola do SMS funciona normalmente, apenas os jogos com óculos 3D não vai rolar porque não teria como encaixar o dispositivo no console (se bem que existe gambiarras absurdas para isso).

  6. Edson

    Muito obrigado amigo pela resposta, eu comprei um do link que você postou será que é original, tem como saber se é a versão 3? etambém comprei mais o super ufo do mesmo vendedor,estou esperando ancioso pela chegada que vai demorar um pouco, mas muito obrigado pela ajuda amigo, vlw

    1. Mauro Xavier

      Se for igual ao da foto do Everdrive MD postado neste review, é a versão 3. As outras versões possuem um design levemente diferente.

  7. Rafael

    Mauro,

    Gostei muito da publicação e é uma das que estou levando mais em conta para me ajudar a decidir quais das duas versões acima comprar. Sendo que é bem mais fácil comprar por aqui a Everdrive MD e por ser um pouco mais barata, estou seriamente tentado a pegá-la.

    Em relação aos saves das duas versões, a diferença pelo que entendi é que no Mega Everdrive pode-se salvar a qualquer momento (sendo que o recomendado é salvador no final das fases) e no Everdrive MD só pode-se salvar aqueles jogos em que era possível salvar nos cartuchos que tinham bateria?

    Abraço e obrigado!!!

    1. Mauro Xavier

      Exatamente. O Mega Everdrive lhe permite usar savestates em 90% dos jogos e também saves convencionais, enquanto o Everdrive MD permite usar apenas os saves convencionais dos jogos, porém, ambos são de excepcional qualidade e representam uma imensa economia.

      1. Rafael

        Mauro,

        Comprei um Mega Everdrive no ML vencendo um leilão. Saiu por R$ 310,00. Cara, estou muito satisfeito com o produto. É realmente uma viagem ao passado, tantos jogos. Como você disse, ele roda os jogos muito bem, abre quase que instantaneamente. Muito bom mesmo! Suas dicas me ajudaram muito na escolha!!! Valeu mesmo!!!

        Agora, me diz uma coisa! Estou tendo problemas para rodar roms europeias. Você sabe se tem alguma forma? Neses jogos aparece uma mensagem dizendo que só são compatíveis com sistemas PAL.

        Abração!!!

        1. Mauro Xavier

          Você tem 3 soluções para as ROMs europeias:

          1) Encontrar uma ROM hackeada que rode em USA / JAP, mas pode acontecer diferenças de velocidade (o jogo pode ficar mais rápido).
          2) Fazer uma modificação no seu console para rodar em outra região, mas isso nem sempre resolve, às vezes precisa da terceira alternativa também, que é…
          3) Fazer uma modificação no seu console para rodar em 50 ou 60 Hz… Mas ao rodar em 50 Hz, você provavelmente ficará sem cores. Para resolver ou você faz um mod mais sofisticado, com dois cristais (um para PAL e outro para NTSC), ou usa a saída RGB, que não é influenciada pela portadora de cor.

          1. Rafael

            Rapaz! Agora ficou difícil…. hehehe!

            Obrigado pelas dicas!

  8. Diogo

    Fiquei com uma dúvida. Em ambos os cartuchos podem colocar a quantia de jogos que couberem no cartão de memória ou pode colocar apenas um jogo de cada vez? Li algo sobre isso que só poderia jogar um jogo de cada vez. . Em relação ao saves, embora, o Everdrive MD é considerado o original, ele perde muito no quesito dos saves, já que somente com o Mega Everdrive eu poderia finalizar o Kid Chameleon por exemplo, ou estou enganado?

    1. Mauro Xavier

      Você pode colocar quantos jogos quiser, até o limite da memória do cartão, mas sempre é bom deixar pelo menos uns 100 Mb livres para os saves.

      Sim, o Mega Everdrive se destaca com relação aos savestates, e para jogos como Kid Chameleon, a diferença é brutal.

      1. Diogo De Maman

        Então Mauro, agradeço a sua disposição em responder a minha dúvida. Mas você sabe onde posso encontrar um link do Mega Everdrive no Brasil? Procurei no Mercado Livre, mas infelizmente só achei o Everdrive MD.

        1. Mauro Xavier

          Está complicado achar o Mega Everdrive no Brasil atualmente, só importando mesmo. Acho que o dólar alto e risco de taxação tem assustado o pessoal que revende, pois o público padrão tem preferido comprar as versões mais econômicas, ainda mais com os piratinhas por aí.

  9. Johnny

    Olá Mauro,

    Excelente artigo! Eu só fiquei com um dúvida a respeito da BIOS do Sega/Mega CD, é possível carregar por exemplo, jogos em CD em formato ISO/BIN?

    Obrigado!

    1. Mauro Xavier

      Infelizmente não roda ISO/BIN. Ambos os cartuchos apenas podem rodar a BIOS do SEGA/Mega CD, isto é, dá para rodar o Sega CD como se fosse um Mega CD e vice-versa.

  10. THIAGO

    Nossa, muito bom seu texto, bem esclarecedor.
    Comprei um Xing Ling e estou esperando ele chegar ainda, fiquei bem desapontado por descobrir q ele é pirata, mas agora com informação, futuramente poderei comprar um adequado se ele for muito ruim.

    Andand pesquisando dei de cara com este cart, vc tem alguma informação sobre ele? Não sei se ele utiliza sd cards tmb, ou é uma memoria interna limitada. Mas gostei de saber q ele utiliza FM nos jogos do mark.

    NEO Myth MD 3in1: http://www.ic2005.com/shop/product.php?productid=33&cat=3&page=1

    1. Mauro Xavier

      O problema deste NEO Myth MD 3 in 1 é a mídia utilizada, que é um flash card empregado para o Gameboy advance e não costuma ser rápido na gravação. Outro detalhe é que o som FM dele não é bom, muita gente reclama que a emulação não é boa e muitas vezes o som sai distorcido.

      Se o problema é ter o chip de FM do SMS no Mega Drive, compensa pegar um Mega Everdrive e esperar o Krizz implementá-lo, porque por mais que demore, acho que isso ainda irá acontecer.

      1. THIAGO

        Muito obrigado Mauro.
        Sua ajuda foi definitiva na escolha do meu próximo cart., vou de Mega Everdrive mesmo.
        Muito sucesso pra vc cara.
        Valeu

  11. Rodrigo Fernandes

    Mauro Xavier eu não sabia q existia esse Mega ever drive bem no momento em que to a ponto de comprar um mega drive da mçao de um amigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! sou um fãzasso! do Mega drive agora hoje em dia atraves desse produto posso uzufruir bem e ecomizar pra caramba! como nao sou muito adépto a compras pelas net ainda,,,, gostaria de saber como posso adquirir um tambem assim como vc! Um abraço! e Parabéns pelo comentario nessa página! li tres vezes! rsrsrsrsr FLW e agradeço desde já !!! flw

    1. Mauro Xavier

      Não achei mais o Mega Everdrive para vender no Brasil, e as poucas vezes que vi, por causa da alta do dólar o pessoal está pedindo uma verdadeira facada, passa dos R$ 450,00… Creio que neste caso compensa pegar então o Everdrive MD v3 original, tipo este:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-552341186-everdrive-md-v3-2014-flashcard-mega-drive-pronta-entrega-_JM

      Ou se quiser economizar, pegue o piratinha mesmo mas NÃO ATUALIZE DE JEITO NENHUM:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548511124-cartucho-regravavel-para-mega-drive-flash-card-everdrive-_JM

      1. Rodrigo Fernandes

        Ok muito obrigado! so uma duvida com relaçaõ ao piratinha! nao atualizar de jeito nenhum! mas na questao de rodar os games no caso co everdrive md ele roda 99%¨dos jogos. o piratinha entao ele tambem é assim pega 99 % dos games?

        1. Mauro Xavier

          Creio que o piratinha deve pegar uns 98% dos jogos. Sinceramente, se o foco for economizar, pode ser uma boa opção. Só não tenho como lhe dizer o tempo de vida útil dele, pois dizem por aí que usa uma memória flash de qualidade duvidosa, mas sei de gente que usa há mais de um ano e não apresentou problemas.

  12. Rogério

    Boa tarde, muito bom este seu estudo sobre as duas opções, estou com uma dúvida, eu tenho em mãos o Mega Everdrive, com a ultima atualização do OS, coloquei as roms do Mega e rodou normalmente, mas quando coloquei as roms do Master simplesmente não rodaram, sempre que tento jogar alguma o jogo da um reboot e volta para a raiz das pastas. Tenho um Genesis 3, será que seria por incompatibilidade do console? Já tentei deixar no modo SMS mas não fez diferença, desde já agradeço se puder me ajudar com algo, abs!

    1. Mauro Xavier

      Você terá que realizar modificações internas no Genesis 3 para ter compatibilidade com o Master System. O mesmo ocorrerá se tentar utilizar um SEGA 32x nele.

  13. Carlos Alberto Mota Candreva

    Olá Mauro, tudo certo??

    Cara, parabéns pelo review, achei até melhor do que o de alguns americanos que vi! O Genesis (Megadrive) fez minha infância, ele e o Sega Saturn me trouxeram grandes felicidades e naquela época acabei pode vendê-los, um erro na minha vida :\, acabei seguindo na geração Playstation, e me arrependo, pois eu poderia ter mantido os Sega e comprado o Sony, mas passado é passado. Comprei um Genesis no Ebay, e agora estou no aguardo, porém queria um MegaEverdrive, mas fica muito cara para nós aqui no Brazil, fiz as contas e da +/- R$400 reais a vista (paguei R$ 60 reais no meu videogame, em ótimo estado e com controle e cabos novos), e como quero velocidade, ROMs grandes e criar jogos para Genesis (sim, estou com essa ideia louca desde a época da faculdade hahahaha), acho que a melhor opção para mim é o MegaEverdrive, não há nenhum lugar que faça mais barato ou parcelado??

    Obrigado 😉

    1. Mauro Xavier

      Primeiramente, agradeço pelos elogios.

      Com relação aos valores do Mega Everdrive, está bem difícil achá-lo por um preço mais acessível. Veja como exemplo os valores destas lojas no exterior:

      http://www.stoneagegamer.com/flash-carts/everdrive-md-genesis-mega-drive/all-regions
      http://www.retrotowers.co.uk/mega-everdrive-cartridge-shell

      Agora imagine a conversão em reais e chances de ser taxado… Se você achar um Mega Everdrive por R$ 400,00 hoje em dia no Brasil, compensa muito.

  14. Marcelo Medeiros

    Parabéns pela análise, muito boa e respondeu a maioria das minhas duvidas! Depois que li o guia, tentei descobrir se ja saiu alguma versao nova do Mega Everdrive que trabalhe melhor com o esquema do save da SRAM, semelhante ao Everdrive MD…mas nao consegui descobrir. Mauro Xavier, por acaso voce ? Gostaria também de perguntar pro pessoal todo, se tem algum lugar recomendável pra comprar o Mega Everdrive, os poucos lugares que achei , ou está esgotado, ou achei a loja meio suspeita rsr. Obrigado!

  15. claudir jose bianchi

    Ola amigo, comprei o megaeverdrive original e pedi tbm pra gravar uns jogos em micro sd pra jogar no mega,mas oque está acontecendo é que o carticho não esta lendo ou encontrando o sd ,será que pode ser oque?” Card sd not found”

    1. Mauro Xavier

      Faça o seguinte, se este cartão estiver lendo no PC, copie todo conteúdo para uma pasta, depois formate este cartão como FAT32 em tamanho de alocação padrão, depois jogue todo conteúdo de volta. Veja se resolve.

  16. FABIO COSER

    Olá como devo proceder para copiar os roms para o cartão, no meu flashdrive dá erro, pode ser em formato *.bin? abraco.

    1. Mauro Xavier

      Formate seu cartão sem usar formatação rápida. Fique ligado pois tem ROM que está renomeada com a extensão BIN mas é SMD, que o Mega Everdrive não lê. Pegue um conversor de ROMs de SMD para BIN para ter certeza.

  17. Antonioks

    o mega everdrive , tipo golden axe 2 no controle de 6 botões fica com os controles bugados teria alguma rom que funciona-se de de boa visto que pelo que li pra jogar com o controle de 6 botões no golden axe 2 precisa segurar o mode enquanto liga o mega isto não seria possível no mega everdrive , fui jogar golden axe 3 japonês e deu mensagem de erro de região isso mesmo selecionando Japão na região e o mega key ligado e pra completar as perguntas por hoje conseguiu jogar o pier solar eu ele sempre para na primeira tela de aviso da sega. um abração

    1. Mauro Xavier

      No caso seria melhor pegar as ROMs hackeadas para rodar perfeitamente, fiz isso no caso do Golden Axe 2 e 3.

  18. antonioks

    Mauro Xavier to com uma duvida sobre o efeito ( rainbow banding – Arco iris ) no mega drive 2 tec toy modelo grande uso ele com cabo av , mais o rf também tinha, caso da primeira cachoeira de sonic 1 que fica listas verticais de uma tonalidade rosa , tale spien que fica as cachoeiras de cores misturada , alisia dragon etc.. e outro problema seria o eternal champions e os jogos EA o eternal a imagem durante o game play fica piscando e nos da EA fica nas telas de menu de transição fica uma lista de pontinhos banco piscando na parte superior acontece isso contigo. um abraço.

    1. Mauro Xavier

      Isso depende do CI de codificação do console, e pode variar de acordo com o modelo.

      As formas mais complicadas de resolver seriam:
      – Trocando o CI por outro similar de melhor qualidade (o que não é nada fácil e vai exigir adaptações)
      – Implementando uma saída S-Vídeo pode ajudar muito
      – Usando adaptador SCART dele, e depois um adaptador SCART para HDMI
      – Ligando em alguma saída RGB

      A forma mais fácil, mas não tão prática, seria testar outro modelo do mesmo console. O Genesis 3 tem a melhor saída de vídeo, mas o som é mono e exige uma boa dose de paciência para fazer o mod de som estéreo, porém, ele não tem entrada para SEGA CD.

  19. André(Guitar Boy)

    Primeira vez que venho aqui nesse site.Já faz um certo que navego pelo DataCassete que é formidavél,e agora dei uma olhada nos links do Data e me deparei com esse site Sensacional.Talvez eu já tenha passado por ele sem dá atenção.Só sei que gostei demais.Parabéns Mauro.
    Tenho 2 Mega Drive,1 Master System,1 Sega-CD,1 Hi Top Game,e um Minie Game Tec Toy da Pocahontas(rsrsrsrs).Assim que der comprarei mas alguns consoles,e vou vê se consigo esse Mega Everdrive.Até mais mano. (De Ananindeua-Pará)

  20. wellington

    to querendo compra esse cartucho se sabe me fala qual o formato tem q ser pra rodar no mega drive pq os jogos que eu tenhu no meu pc e sem estrair e roda so pelo gens,se passar eles pro carto de memoria e colocar no sd desse cartucho vai funcionar ow tem que baixar eim qual formato?

    1. Mauro Xavier

      Você vai ter que extrair e rodar em formato BIN. Fique ligado pois tem ROM que está renomeada com a extensão BIN mas é SMD, que o Mega Everdrive não lê. Pegue um conversor de ROMs de SMD para BIN para ter certeza.

  21. Duda Daher

    Excelente review… eu comprei desse chinês no ali expres… gostaria de saber qual o link pro firmware dele… Ou basta copiar a pasta com as roms pro sd card?

    1. Mauro Xavier

      NÃO ATUALIZE a versão chinesa DE JEITO NENHUM! Você pode acabar travando seu cartucho de vez, igual ao que eu fiz com o meu primeiro, que também era “alternativo”, rsss…

  22. Thiago Romam

    “Pode funcionar como RAM para o SEGA CD”

    Deixa eu ver se entendi: eu posso usar esse cartucho pra conseguir salvar o gameplay dos jogos de sega CD?
    Tipo o Shining Force CD que precisa daquele cartucho de backup?

    Se for isso, é mais que ótimo, pq meu sega cd tá com bateria ruim cara, já nao grava tao bem.

    1. Mauro Xavier

      Você pode usar como RAM de backup dos saves de jogos que suportam o recurso, caso do Road Rash, Shining Force CD e outros.

  23. Rogerio

    Uma dúvida. O fato de terem o tamanho máximo de ROM de 7 e 10 MB de acordo com a versão, não daria então para rodar games como Aladdin que tem 16 megas ou Super Street Fight que possui 40 Megas?

    1. Mauro Xavier

      As unidades de medida são diferentes. Os flashcards suportam de 7 a 10 Megabytes, e os jogos de Mega Drive, bem como outros videogames de 8 e 16 bits da época, tinham seus cartuchos medidos em Megabits, portanto, você deve multiplicar por oito o quanto os flashcards suportam para entender.

      Enfim, o Everdrive MD suporta jogos de até 56 Megabits e o Mega Everdrive até 80 Megabits.

  24. Rogerio

    Olá Mauro. Entendi, então posso rodar um Pier Solar ou um Super Street Fight perfeitamente né? Outra coisa, esses cartuchos, na qual vou optar com a shell ou case seja lá qual o nome, eles vem no box?

    1. Mauro Xavier

      A maioria, não. Você deve verificar isso com o vendedor antes. Normalmente os cartuchos que vem com box, case e manual são série deluxe e você pagará a mais por isso.

      Segue uma observação importante, que eu saiba a ROM final do Pier Solar tem 64 Megabits, o que está acima do especificado pelo Everdrive MD. Para rodar o Pier Solar corretamente, você precisará do Mega Everdrive.

      1. Rogerio

        Olá Mauro,
        Obrigado pelas respostas. Bem, acabei comprando um Everdrive versão China mesmo…rs. Cara, o Dólar está um absurdo e para piorar o Santander utiliza um valor de Dolar ainda mais abusivo no fechamento da fatura portanto o Ervedrive original estava saindo muito caro. Pelo que vi a versão China funciona exatamente igual a V1 e V2 da original. Eu não pretendo atualizar, quero somente ter as ROMS e isso já é suficiente e creio que para isso a versão China atende.

        Obrigado pelas respostas e por essa matéria, foi decisiva.

        Abraços.

  25. Alexsandro

    Bom dia Mauro.

    Em primeiro lugar quero dar os parabéns pela matéria, gostei muito mesmo, e deu pra entender bem o funcionamento do acessório, mas fiquei com uma dúvida em relação as versões importadas da China.

    Fuçando nos sites da China encontrei outras versões do Everdrive e em preços que variam de R$160,00 à R$625,00, então fiquei na dúvida se essas versões não poderiam ter sido melhoradas e se não seria válido arriscar? Eu não entendo muito de eletrônica pra saber as diferenças técnicas entre a versão original e essas Chinesas, mas tenho alguns produtos de lá que funcionam muito bem.
    Essas são as especificações segundo o vendedor:

    * Flash cart for SEGA megadrive/genesis and nomad systems with SD/MMC interface
    * All SEGA megadrive/genesis games supported, except virtua racing
    * Super Street Fighter II supported!
    * Most SEGA maser system games supported.
    * 32x games supported
    * SEGA-CD bios loading
    * Hardware megakey
    * Save ram data can be stored or loaded from SD card
    * Saves available for megadrive/genesis and master system games
    * SD/MMC cards up to 32GB
    * FAT16/FAT32 support
    * Flashed game will stay in memory after power off. so no need to choice and reflash game after each reset or power off
    * Connection to PC and any additional software/drivers is not required
    * GameGenie codes is supported

    Segundo ele apenas Virtua Racing do MD não é suportado…

    Bom, desde já agradeço o suporte e um forte abraço!

    1. Mauro Xavier

      Acredite, todas estas versões chinesas são baseadas no Everdrive v1 e v2, e se você ousar atualizá-las com o firmware mais atual do Everdrive original, será “presenteado” com uma tela preta e terá que regravar o firmware em versão anterior usando um cabo USB Blaster ou similar, o que pode não ser agradável para algumas pessoas.

      Se for ir para este lado, recomendo mesmo comprar o Everdrive v3 original, no ML tem um usuário chamado “Kokimoto Games” (O cara se chama Marcelo Siena), que vende por um valor mais baixo que os outros, e te digo que compensa.

      Infelizmente no Brasil não tenho mais visto o Mega Everdrive para venda, talvez pelo valor alto do dólar o pessoal não queira arriscar a importação, e a possível “Dilmada” (taxa absurda!).

  26. Rubens83

    Mauro, você comprou o Mega Everdrive direto pelo site do fabricante?

    1. Mauro Xavier

      Não. Nas duas vezes comprei pelo Mercado Livre, e dei sorte no preço.

  27. jexbarbosa

    Olá Mauro!

    Em primeiro lugar queria parabenizá-lo por esta matéria, que com certeza me motivou a querer adquirir um Everdrive ^^

    Encontrei aquele chinês no ML por R$230, no entanto, no próprio site do Krikzz o Everdrive MD v3 está saindo por US$87 (com a capa), em conversão direta saindo por R$261….

    Como eu nunca comprei nada ainda de um site de fora eu fiquei em dúvida sobre como proceder, mas me interessou bastante o Everdrive MD v3… o Mega Everdrive está um pouco acima de minhas posses: US$143 (R$461 em conversão direta)

    Qual seria a sua recomendação neste caso?

    Atenciosamente,
    Jex Barbosa

    1. Mauro Xavier

      Olá, Jex.

      Resumindo:
      – Everdrive Chines: Economia, funciona e dá conta do recado, mas NÃO ATUALIZE para não ganhar um tijolinho em formato de cartucho.
      – Everdrive MD v3: Sem dores de cabeça para saves, lê os jogos um pouco mais rápido e é o meio termo entre os dois mundos.
      – Mega Everdrive: Principalmente na versão 2 (que também salva igual ao EMD v3), é a cereja do bolo, lê jogos instantaneamente e tem snapshots (saves no meio dos jogos), mas com o dólar do jeito que está, só pra quem estiver realmente com a grana sobrando.

Deixe uma resposta