«

»

nov 24 2011

Bem vindo, ZX Spectrum +2

Tá aí um micro que eu sempre desejei ter em mãos. Já mexi com o TK90, cansei de jogar emuladores de ZX Spectrum 128K, mas um dia a curiosidade vem a tona, e quem é retromaníaco sabe que emulação é que nem masturbação, parece, mas não é 😛

Fiquei esperando a oportunidade certa, afinal, quem investe em equipamentos antigos precisa saber onde está colocando os pés. Então em uma conversa com o amigo Claudio Moisés acabei descobrindo que ele tinha um ZX Spectrum +2 preto para vender, não pensei duas vezes e pedi alguns detalhes. Droga de fotos, foi impossível dizer não.

 

Primeira impressão

Quando ele chegou fiquei parecendo criança (pra variar). Ao abrir o pacote fiquei maravilhado com o seu tamanho pequeno e estilo único, comparei lado a lado e o ZX Spectrum +2 inteiro é quase do tamanho de um teclado de PC, só que mais alto.

Por isso é que digo que para comprar coisas antigas, a gente tem que saber de quem. É fantástico o estado deste equipamento e mais uma vez faz jus a reputação do amigo Claudio Moisés (ele merece os créditos).

 

Modificações iniciais

O ZX Spectrum +2 me foi oferecido sem a fonte, algo comum principalmente em máquinas importadas pois o peso da fonte deixa o frete mais caro. Mas isso não foi um problema, já que o Claudio me enviou um adaptador de sua autoria que permite ligar o micro diretamente em fontes ATX:

Ainda por cima recebi o micro com uma alteração para saída de vídeo composto bem peculiar, onde o Claudio colocou uma chave para escolher entre a saída via RF ou vídeo composto, mantendo a possibilidade em utilizar o padrão de imagem original do equipamento.

O circuito todo foi colocado dentro de uma borracha para isolar da caixa RF. O projeto foi baseado no circuito da página do Victor Trucco. Sinceramente ainda não tinha visto esta variação com interruptor RF / composto, o resultado ficou muito bem feito e ainda dá pra fechar a caixa de metal sem problemas.

O Claudio também queria me entregar o micro com uma saída de som estéreo, mas no meio da modificação pedi apenas para manter os conectores RCA presentes, pois eu tinha uma outra intenção.

Na verdade utilizei os conectores RCA para criar uma saída mono de áudio do processador de som mixado com o beeper, sem passar pelo filtro e amplificação, apresentando um som mais puro (pelo menos foi a impressão que tive).

No outro conector fiz uma entrada EAR para carregar os jogos, também sem passar pelos filtros com uma comunicação direta com a ULA a fim de melhorar a performance do “turbo loading” (exemplo). Estas modificações vocês verão em detalhes em um novo post em breve, incluindo dicas para um carregamento mais rápido (ainda estou testando e criando uma tabela).

 

Comparações e testes

Sinceramente, o som do ZX Spectrum +2 me pareceu um pouco diferente do MSX, não sei exatamente em quê. Estes micros usam o mesmo processador de som (AY-3-8910 ou 8912), portanto deveriam agir de forma idêntica, mas não é o que notei. Talvez seja porque os programadores de ZX Spectrum devam usar o hardware de outra forma, pois muitas composições dos jogos pareciam músicas da “demoscene” do MSX, com aquelas jogadas rápidas de tom e boa simulação de bateria, coisa mais rara nos jogos de MSX na época.

Também aproveitei para testar algumas coisas e verificar os comentários que eu lia nas revistas de MSX na época. Por exemplo, algumas conversões de jogos de ZX Spectrum que eram feitas para MSX ficavam inferiores, será?

Pois é, lamento aos amantes de MSX (ao qual me incluo), mas afirmo que os jogos que foram portados de ZX Spectrum perderam muito.

Posso citar aqui um jogo conhecido: Robocop. Ao jogar percebi imediatamente que o vídeo é mais rápido e liso, os comandos respondem um pouco melhor (mas também não são perfeitos), as músicas não tem canais interrompidos pelos efeitos sonoros e há a presença de vozes digitalizadas com excelente qualidade. Neste caso ponto para o ZX Spectrum:

Ao ligar a TV achei um pouco estranho as bordas muito acentuadas, nos emuladores elas não são tão grandes assim, então resolvi pegar este vídeo do Youtube que mostra as bordas exatamente do jeito que é visto no hardware real.

Vamos agora seguir o caminho contrário. O famoso jogo “Auf Wiedersehen Monty”, (aquele da topeira que dança break), no ZX Spectrum (com 128Kb) a música e jogabilidade são idênticas ao MSX, mas os personagens são todos monocromáticos e o clássico “efeito colour crash” marca presença (que na verdade eu até gosto). Ponto para o MSX, que tem os sprites coloridos e nada de borrão nas cores.

Fiz estas comparações de forma imparcial apenas por curiosidade, já que estas plataformas são tecnicamente muito parecidas.  Vale lembrar que não desmereço nenhuma plataforma retrô e não gosto de comparações fanáticas descabidas.

Enfim, foi uma excelente aquisição e poderei agora me deliciar com os grandes clássicos do ZX Spectrum, que mais uma vez digo com convicção… NADA COMO O HARDWARE REAL.

Obs.: Não fique triste, vou voltar a falar mais dele… Enquanto isso, confira em meu álbum do Picasa algumas FOTOS SENSUAIS do ZX Spectrum +2.

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. RODRIGO CESAR BANHARA

    Legal pra caramba teu artigo.

    Nao sou mais possuidor de ZX Spectrum faz anos.

    E faz pouco tempo que voltei ao MSX scene.

    Enquanto nao arranjo uma IDE para o meu MSX,
    o jeito de usufruir dos joguinhos eh o emulador blueMSX.

    Continue sempre ventilando suas descobertas nas listas,
    sao um bom momento que vc compartilha com os outros.

    1. Mauro Xavier

      Fico feliz que tenha gostado!

      Agora imagine quando eu puder colocar as mãos em um Atari XL e Commodore 64, aí fechou com chave de ouro… Sempre farei comparações, mas de forma saudável sem fanatismo.

  2. Alexandre

    Parabéns! Ainda terei o meu ZX 128! :)

    1. Mauro Xavier

      Levei mais de 20 anos pra ter o meu, então é só ter paciência 😉

      Dá uma procurada no grupo TK90X do Yahoo e fale com o Claudio Moisés, ele costuma ter vários. O importante é que se você não quiser “colocar a mão na massa” para fazer mods de som estéreo, saída de vídeo composto, interruptor de liga/desliga, entre outros, ele já te entrega o micro todo alterado de forma bem profissional.

  3. Alexandre

    Acabei de comprar um com ele. Hehehe. O modelo cinza.
    Mauro, onde você está ligando esse Spectrum? Está pegando à cores normal?
    O Cláudio me falou que liga na TV LCD dele e pegar cores numa boa.
    Eu vou ver aqui na de tubo que estou usando pra ligar tudo (Amiga, MSX e TK90). Vamos ver se pega à cores… senão vou buscar uma LCD pra ligar tudo. :)

    1. Mauro Xavier

      Aqui ligo na minha única TVzinha de tubo de 14″. mas ficou preto e branco. Consegui comprar nesta semana um monitor de segurança Sony com tubo Trinitron, dizem que é o bicho. Paguei a bagatela de R$ 40,00, só estou esperando chegar, e este sim pega de tudo, NTSC / PAL / SECAM , tem até entrada S-Video e RGB. Foi um achado, farei o review dele quando chegar.

      E parabéns! Aproveite teu ZX +2 cinza, é o mais compatível desta série, na época se o Claudio tivesse o cinza eu teria comprado este. Uma DivIDE nele fica perfeito, roda de tudo.

      O que gosto no ZX +2 preto é que o acho mais bonito (ao menos nas fotos, porque não vi o cinza pessoalmente), além de que farei o mod +3e do Garry Lancaster para IDE simples de 8 bits, já no cinza não rola.

      Tudo sempre tem o pró e contra, se eu pudesse, TERIA OS DOIS 😉

  4. Edson

    Agora esse Speccy me pertence :-) Agora sim posso dizer que entrei pro mundo Spectrum.
    Fique tranquilo, cuidarei dele com muito carinho.
    E parabéns pelo site!!

    1. Mauro Xavier

      Nada, o que estou te mandando é outro igualzinho, tão lindo quanto… E com uma DivIDE do Victor Trucco, quer mais do que isso?

      Lhe desejo muitas horas de diversão e alegria com este saudoso micro!

  5. Cleilton Farias

    Oi Mauro, sou eu o Cleilton Farias.
    Amigo eu quero, se possível, uma orientação em relação a um monitor, TV, LCD ou mesmo conversor. Eu preciso saber qual a melhor opção para poder ligar o ZX Spectrum +2, pois ele trabalha com PAL.
    O monitor LCD samsung 510N (trabalha a 15hz) com este conversor (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517490758-conversor-pc-tv-converte-vga-p-rca-e-s-video-pal-e-ntsc-_JM)
    Vai funcionar no ZX Spectrum?

    Obrigado.

    1. Mauro Xavier

      Se possível, a melhor opção seria utilizar um monitor RGB mesmo ou uma TV que aceite o padrão PAL europeu.

      No caso do ZX Spectrum +2, precisa ficar esperto com conversor, pois na verdade você precisa de um conversor RCA/S-Video para VGA, e não este do link que você enviou. Outro detalhe FUNDAMENTAL, é que às vezes em anúncios está escrito que o conversor aceita PAL europeu, mas na verdade NÃO ACEITA, e acaba por deixar a imagem em preto e branco.

      O Samsung 510N trabalha a 15KHz, porém, na varredura vertical ele trabalha a 60Hz, não aparecendo imagem alguma se colocar a 50Hz, caso também do ZX Spectrum. Se você usar o conversor, irá funcionar, mas se tentar fazer o cabo para ligar direto, o 510N não conseguirá exibir a imagem.

  6. Francisco Barroso

    Oi Mauro, tudo bem?
    Amigo eu estou com várias dúvidas a respeito do uso do teclado do ZX Spectrum.
    Eu já procurei na internet mas não estou conseguindo encontrar estas informações básicas.
    Por exemplo, como eu digito as aspas duplas (“)?
    Pois já tentei de todo jeito mas não consigo.
    Existe as teclas que tem dois códigos, em um teclado de computador é só segurar o “shift” e a tecla em questão, mais aqui no ZX Spectrum não estou conseguindo.
    Amigão, preciso da tua ajuda.
    Fico no teu aguardo.

    1. Mauro Xavier

      Eu só tive o ZX Spectrum +2, que tinha as aspas em uma única tecla específica.

      No caso do TK90X e ZX Spectrum comuns, para obter aspas você precisa pressionar a tecla SYMBOL SHIFT + P simultaneamente.

  7. Leo

    Parabéns pelo seu site! eu descobri ele ontem e estou viciado, ja li muita coisa nesse site, salvei alguns tutoriais de mods sets. Meu sonho é ter um Commodore ou MSX ou ate mesmo um ZX mas infelizmente a grana ta curta T_T
    Porem lendo seus artigos fico voltando no tempo dessas belezuras! Um grande abraço saudosista xD

    1. Mauro Xavier

      Ando meio afastando de meu amado “mundo retrô” devido ao excesso de afazeres de minha vida pessoal (estudo, trabalho e família), mas uma mensagem como a sua me faz ter vontade de escrever um novo artigo 😉

      Obrigado!

      1. Leo

        Se não for pedir muito eu ate se nao me engano enviei uma MP solicitando uma matéria do saudoso BBC Micro. tem pouco conteúdo dele em Br e pelo q me parece esse PC fez escola de programadores, dando uma olhada nesse site fiquei com muita curiosidade http://www.computinghistory.org.uk/det/182/acorn-bbc-micro-model-b/

        Um Abraso e forças pra manter esse espírito vivo

        1. Mauro Xavier

          Vou ver o que posso fazer, é que costumo fazer o review somente daquilo que já passou em minhas mãos, e infelizmente até agora nunca consegui pegar um BBC para “brincar” um pouco 😉

Deixe uma resposta